Descubra de forma Prática como Aplicar a Matriz GUT na sua Empresa
Descubra de forma Prática como Aplicar a Matriz GUT na sua Empresa. Neste artigo, explico tudo o que você precisa saber para aplicar a Matriz GUT na sua empresa. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!
- O que é a Matriz GUT?
- Como funcionam os 3 elementos da matriz GUT?
- Gravidade (G)
- Urgência (U)
- Tendência (T)
- Como fazer e usar a Matriz GUT
- 1. Listagem dos problemas
- 2. Definição da Gravidade, Urgência e Tendência (GUT)
- 3. Cálculo G x U x T e classificação dos problemas
- 4. Elaboração de planos de ação
- Conclusão
Se tem uma coisa em que todos os empresários podem concordar, é que fazer a gestão de uma empresa de forma eficiente e inteligente é uma missão não tão fácil como parece. Na verdade, pode até ser necessária a atuação de profissionais especializados, o que acaba gerando custos que não estão no orçamento de pequenas empresas.
Mas calma! Felizmente, existem muitas ferramentas que podem ajudar você a elevar o nível de gestão da sua empresa. A matriz GUT é uma delas.
Fique comigo até o final deste artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre a matriz gut para aplicar na sua empresa. Vamos lá?
O que é a Matriz GUT?
A Matriz GUT nada mais é do que uma ferramenta de gestão utilizada para a priorização de tarefas.
Basicamente, a matriz GUT serve para classificar cada um dos problemas que o gestor julga pertinente por meio de 3 critérios. Esses critérios são representados por suas siglas, sendo eles: (G) Gravidade, (U) Urgência e (T) Tendência. É somente a partir desta classificação que se torna possível identificar qual assunto ou projeto deve ser priorizado na empresa.
A Matriz GUT foi criada por Charles H. Kepner e Benjamin B. Tregoe, especialistas em solucionar problemas empresariais. Entretanto, a matriz Gut não é apenas uma ferramenta de resolução de problemas, ela vai além, pois pode ser vista como base para tomadas de decisões.
Entre alguns dos seus benefícios podemos destacar:
- a ferramenta é simples de ser aplicada em qualquer setor da empresa e também é muito intuitiva;
- como dito acima, é um excelente apoio para as tomadas de decisões estratégicas;
- elimina ou reduz a maioria dos problemas graves da empresa.
Porém, por mais que a ferramenta seja extremamente eficiente, a sua limitação encontra-se no fato de que ela apenas diz qual projeto ou ação priorizar e não como resolver o problema. Por isso, na maioria das vezes, ela é usada em conjunto com outras ferramentas, como por exemplo a ferramenta 5W2H. Dessa forma, a execução se torna muito mais completa e assertiva.
Como funcionam os 3 elementos da matriz GUT?
Para compreender o funcionamento da matriz GUT e saber utilizá-la com eficiência, você precisa entender bem os 3 (três) critérios de classificação dos problemas. Confira cada um deles logo abaixo.
Gravidade (G)
A gravidade é o critério de classificação que julga o impacto ou intensidade que o problema é capaz de gerar para a empresa se não for rapidamente resolvido. O danos são sempre analisados de forma quantitativa e qualitativa observando o contexto geral e o assunto.
Nesse ponto, é necessário analisar os fatores que poderão ser impactados, como por exemplo os colaboradores, os resultados, os processos e etc.
A pontuação da gravidade varia de 1 a 5:
- Sem gravidade;
- Pouco grave;
- Grave;
- Muito grave;
- Extremamente grave.
Urgência (U)
Representada pela letra “U”, a urgência é o critério relacionado ao tempo, ou seja, quanto mais rápido determinado problema ou situação necessitar ser resolvida, mais urgente ela é. Portanto, esse é um fator que leva em conta os prazos para que se resolva o problema.
Muitas vezes a causa do problema é exatamente o fato de os prazos não serem cumpridos ou foram definidos incorretamente. Por isso, é importante que o gestor saiba bem como definir metas que funcionam.
De maneira simples, para avaliar a urgência, você pode perguntar: “será que isso pode esperar?”.
A pontuação da urgência varia de 1 a 5:
- Pode esperar;
- Pouco urgente;
- Urgente, merece atenção no curto prazo;
- Muito urgente;
- Necessidade de ação imediata.
Tendência (T)
O critério da tendência está ligado ao padrão de evolução da situação. Confuso? Estar ligado ao padrão de evolução da situação quer dizer que ele indica se o problema tende a piorar ou permanecer estável caso ele não seja resolvido.
Em outras palavras, um assunto com tendência alta é aquele que tende a ficar maior de uma hora para outra.
A pontuação da tendência também varia de 1 a 5:
- Não mudará;
- Vai piorar em longo prazo;
- Vai piorar em médio prazo;
- Vai piorar em curto prazo;
- Vai piorar rapidamente.
Como fazer e usar a Matriz GUT
Depois de termos navegado sobre o conceito da matriz GUT e suas definições, chegou o momento de ver o passo a passo para utilizá-la na sua empresa.
Como eu disse acima, a ferramenta é muito simples de ser aplicada e é muito intuitiva. O que você precisa fazer para usá-la é pontuar os problemas existentes e multiplicar as pontuações para obter uma ordem de classificação. Confira abaixo os passos:
1. Listagem dos problemas
O primeiro passo para começar a utilizar a ferramenta é listar todos os problemas que a empresa está enfrentando e todas as questões a serem resolvidas.
Confira exemplos da realidade do mercado de marketing:
- Gargalos no funil de vendas;
- Orçamento de marketing semestral não aprovado;
- Falta de recursos para cumprir objetivos de marketing.
Citamos apenas alguns problemas comuns da área. Em seu caso, liste todos seus próprios problemas, e prefira fazer isso acompanhado de toda a equipe.
2. Definição da Gravidade, Urgência e Tendência (GUT)
O segundo passo é pontuar cada problema utilizando os 3 critérios. Por exemplo:
- Orçamento de marketing semestral não aprovado: Gravidade 5, Urgência 4, Tendência 3;
- Falta de recursos para cumprir objetivos de marketing: Gravidade 4, Urgência 3, Tendência 4;
- Gargalos no funil de vendas: Gravidade 3, Urgência 3, Tendência 2.
3. Cálculo G x U x T e classificação dos problemas
É no terceiro passo que se começa a fazer os cálculos. Multiplique os resultados das variáveis ”G”, “U” e “T”.
Dessa forma, temos:
- Orçamento de marketing semestral não aprovado: (5 x 4 x 3 = 60);
- Falta de recursos para cumprir objetivos de marketing: (4 x 3 x 4 = 48);
- Gargalos no funil de vendas: (3 x 3 x 2 = 18).
Nesse exemplo, a partir dos resultados, o buscar a aprovação do orçamento de marketing semestral é a prioridade na empresa.
Exemplo Tabelado
4. Elaboração de planos de ação
No quarto passo, agora que você tem mais clareza do que precisa ser feito e já definiu a prioridade no momento, chegou a hora de elaborar um plano de ação para resolver os problemas.
Nessa etapa, de elaboração do plano de ação, é muito importante que você defina quem serão os responsáveis por coordenar a execução das atividades. Portanto, a sugestão é utilizar a ferramenta 5W2H.
Conclusão
Espero ter ficado claro para você que a ferramenta Matriz GUT é uma excelente alternativa quando o assunto é ter mais clareza sobre a priorização de projetos, ações ou problemas a resolver na sua empresa.
Por isso, se você deseja que a gestão da sua empresa seja de fato eficiente e inteligente, adotar essa ferramenta pode ser a resposta/solução para seus problemas.
Como este artigo ajudou você? Deixe um comentário abaixo e se inscreva em nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.
Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer.