Como ser Criativo em Suas Apresentações
Como ser Criativo em Suas Apresentações. Neste artigo, apresento algumas dicas que vão te ajudar a ser mais criativo em suas apresentações. CLIQUE NO LINK E CONFIRA!!!
Quer saber um segredo? Um dos maiores triunfos de uma apresentação bem feita é o grau de criatividade que ela possui.
A verdade é que as pessoas estão tão acostumadas com o modelo tradicional de apresentação que, quando estão presentes em uma, já possuem uma ideia de como será o roteiro. Não tenho nada contra o uso de roteiros, eles são uma ferramenta útil. A questão é que, se você deseja fazer apresentações que impactem verdadeiramente o seu público, você precisa fazer isso de forma inovadora e genuína.
Separei algumas dicas que vão te ajudar a ser mais criativo em suas apresentações. Vamos lá?!
1 - Conte histórias que encantam:
Independente do contexto da apresentação, uma história bem contada é a melhor forma de se conectar com as pessoas. Por isso, uma das principais características de uma apresentação criativa é o uso do storytelling.
Em termos gerais, o storytelling consiste em contar histórias na forma de palavras, imagens e sons. Por mais que as coisas nunca sejam tão simples como uma receita de bolo, existem alguns elementos que fazem parte do storytelling. Sendo eles:
1.1 - Mensagem:
A mensagem no storytelling pode ser dividida em duas partes. A história a ser contada e a forma como será apresentada. Quando a mensagem é eficaz, por mais que a forma escolhida para apresentá-las seja fraca, ainda sim ela pode gerar resultados. No entanto, se a mensagem for ruim, independente da forma de transmissão, a apresentação fica aquém do esperado.
1.2 - Ambiente:
Existem 2 níveis de ambientes. O primeiro tem a ver com a escolha de onde a história será contada, já que a apresentação será feita em algum lugar. Até mesmo no caso de apresentações online, há diversos ambientes online que podem ser escolhidos. O segundo é em relação ao contexto pelo qual a história se passa(ou).
1.3 - Personagem:
O personagem talvez seja um dos elementos principais de qualquer história. É ele quem percorre toda a jornada e sofre uma transformação que leva à transmissão da mensagem.
1.4 - Desafio:
O desafio enfrentado pelo personagem é o principal fator que deixa a audiência interessada na história. Por isso, é primordial que o desafio seja elaborado e de difícil superação, a ponto de exigir a transformação do personagem para que seja superado.
2 - Seja bem-humorado:
O humor está presente na vida de todas as pessoas, e, mesmo que você esteja em um ambiente profissional, saber a hora certa de colocar pitadas de humor faz total diferença. Para saber usar essa ferramenta com ponderação e inteligência, você pode deixar algumas piadas prontas e inseri-las ao decorrer da apresentação nos momentos certos.
Outro ponto importante referente a utilização do humor é que você precisa estar ciente da cultura das pessoas que lhe ouvem. Isso porque existem certos tons de humor que funcionam muito em uma mesa de bar, mas terrivelmente em uma apresentação.
Para utilizar o humor de forma assertiva, você não precisa ser o mestre do stand-up, precisa apenas treinar e se preparar bastante para a apresentação.
3 - Construa uma apresentação de slides disruptiva:
Utilizar slides em sua apresentação é o que vai potencializar e enriquecer a história a ser contada. Eles são como a cereja do bolo. Porém, para conseguir acertar, você deve esquecer a ideia de colocar muitos textos. A sua apresentação precisa ser focada no visual.
Busque inspiração para criar slides disruptivos, ou seja, que vão além das expectativas. Quando você tem boas referências de inspiração, é possível criar uma comunicação visual incrível.
Você também precisa limitar a tabela de cores da sua apresentação. A não ser que a sua apresentação esteja relacionada a uma escola de samba, usar muitas cores pode inclusive atrapalhar a transmissão da sua mensagem. Por isso, estude um pouco sobre como a psicologia das cores pode ser aplicada ao seu público de forma efetiva.
Conclusão
Eu procurei trazer aqui nesse artigo algumas dicas que fogem do que é geralmente divulgado. O importante é que você faça a junção dessas informações com as que você já possui e assim possa criar apresentações criativas que impactam as pessoas que lhe escutam.
Lembre: “Comunicação não é apenas o que você fala, mas a percepção do outro sobre o que foi dito”.
Gostou deste post? Então curta, salve para uma consulta futura e compartilhe com seus amigos.
Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Master Trainer.