5 Passos Infalíveis para Construir uma Credibilidade Inabalável
5 passos infalíveis para construir uma credibilidade inabalável. Neste artigo, apresentamos dicas e técnicas práticas para que você consiga construir sua credibilidade como comunicador e profissional.
O segredo que determinará o sucesso ou o fracasso de um orador é a credibilidade.
É por meio da credibilidade que os rumos da nossa carreira profissional e até mesmo o resultado dos nossos relacionamentos pessoais podem ser determinados.
Você até pode ter uma informação relevante para aqueles que te ouvem. Porém, se essas pessoas não acreditam e não aceitam a informação transmitida, você nunca conseguirá convencê-las de nada.
Para que você consiga verdadeiramente alcançar o sucesso como um orador, palestrante, treinador ou comunicador, convido você a considerar os 5 (cinco) pilares abaixo especificados para construir uma credibilidade inabalável.
Pilares da Credibilidade
Para conquistar credibilidade como orador, palestrante, treinador ou comunicador (ao falar para qualquer tipo de público), você precisará de pelo menos cinco requisitos fundamentais: (1) naturalidade, (2) emoção e envolvimento, (3) imagem bem construída, (4) conhecimento e autoridade sobre o assunto e (5) coerência e conduta pessoal exemplar.
Naturalidade
Naturalidade é a mais importante qualidade de um ótimo orador. Ao contrário do que muitos pensam, falar em público com excelência não significa “falar bonito”. O uso de palavras muito difíceis e rebuscadas pode prejudicar a sua mensagem, pode transmitir certo ar de falsidade a seus ouvintes e pode comprometer sua credibilidade
Procure falar da mesma maneira como você falaria se estivesse em casa com os amigos. Preste atenção em como você se comporta quando está à vontade, conversando com as pessoas com as quais se relaciona no dia a dia.
A naturalidade exige de nós autenticidade. É uma qualidade que requer tempo e esforço para ser conquistada. Dificuldades surgirão. Mas, com treino e persistência, poderão ser superadas.
Emoção e Envolvimento
As emoções são tudo aquilo que sentimos por algo ou por alguém. Podemos nos emocionar a qualquer momento, em qualquer lugar, em qualquer situação.
Se você não se emociona e não se envolve com aquilo que você transmite, como é que pode esperar que seus ouvintes se emocionem e se envolvam com o assunto? O primeiro a se emocionar e se envolver deve ser o próprio comunicador.
Tenha em mente que, ao comunicar, todo o seu corpo também se comunica junto à mensagem transmitida por você. Observe se as mensagens da comunicação não verbal (expressões faciais, gestos, movimentos corporais, etc.) estão de acordo ou não com o que você diz.
Unir a naturalidade e a emoção e envolvimento é o mesmo que construir alicerces com bases sólidas. Essa união permitirá que você caminhe em direção a atingir o maior e mais importante objetivo da comunicação: a credibilidade.
Descubra como Steve Jobs emocionava e envolvia seu público através de suas apresentações.
Imagem bem construída
Já parou para pensar sobre a impressão que as pessoas têm de você? Pouco adiantará ser honesto, dinâmico, sociável, competente e cumpridor de suas obrigações se os outros não tiverem essa opinião a seu respeito.
Os primeiros segundos da impressão causada em alguém são extremamente importantes. Sua imagem pessoal no trabalho, ou mesmo na vida particular, é o seu cartão de visitas.
Alguns estudos mostram que, nesse pequeno período de tempo, os seres humanos já se avaliam quanto a personalidade, classe social, nível de sucesso e situação financeira.
A boa imagem pessoal e profissional andam juntas. Elas são o caminho pelo qual você transmitirá a sua credibilidade por meio da sua aparência e de atitudes comportamentais, como ética, postura, conhecimento e competência.
Lembre-se de que construir uma imagem positiva ao longo de sua carreira é um atributo fortíssimo. Ajudará a quebrar possíveis resistências dos ouvintes e torná-los mais receptivos à sua mensagem. Vai potencializar o seu sucesso na jornada da existência.
Conhecimento e autoridade sobre o assunto
A sua credibilidade como orador está intimamente relacionada ao conhecimento que você demonstra possuir sobre determinado assunto. Ter autoridade sobre o assunto, em um contexto geral, significa que você tem o conhecimento necessário para falar com propriedade de um determinado assunto.
Pessoas com autoridade atraem público. Isso acontece por conta da prova social. Se você é conhecido como uma autoridade no seu campo, as pessoas interessadas na área ficarão de “olho em você”.
É possível ter bastante autoridade em um assunto e nenhuma em outro. Um advogado, provavelmente, não tem como dar uma aula sobre nutrição. Por isso, evite falar sobre assuntos fora de seu campo de conhecimento.
Dedique-se a ter muito mais informações do que as pessoas que irão te ouvir. Pois elas só confiarão nas palavras que você disser se constatarem que realmente possui conhecimento sobre o que transmite.
Coerência e conduta pessoal exemplar
Além da naturalidade, da emoção, do cuidado com a construção da imagem e da demonstração de conhecimento sobre o assunto, há um quinto requisito essencial para a conquista da credibilidade: ter uma conduta exemplar.
“Quando a honra de um homem é inatacável, fica-lhe decente qualquer roupa que vista.”
Martin Luther King Jr., um pastor protestante batista e ativista político estadunidense, tornou-se a figura mais proeminente do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos em 1955.
Ele foi eleito pela comunidade como presidente do comitê de protesto. Defendia doutrina do amor cristão que significava manter a compaixão pelas pessoas brancas e ao mesmo tempo lutava contra o sistema racista que imperava àquela época.
Por seus posicionamentos, ele passou a receber ameaças de morte, a ser perseguido junto à família. Sua casa foi bombardeada em uma tentativa de assassinato. E tentaram destruir sua reputação, acusando-o de adultério.
Mesmo mediante a tantos ataques, ele não insistia na violência. Vivia o que pregava. Isto é um exemplo real de coerência e conduta pessoal exemplar.
As palavras de padre Vieira, no Sermão das Séxagésimas, também exempificam o verdadeiro significado de uma conduta exemplar. Vejá só:
“Sabem, padres pregadores, por que fazem pouco abalo os nossos sermões? Porque não pregamos aos olhos, pregamos só aos ouvidos. Por que convertia o Batista tantos pecadores? Por que assim como as suas palavras pregavam aos ouvidos, o seu exemplo pregava aos olhos.”
Mais do que falar com naturalidade, falar com emoção e envolvimento, possuir uma imagem bem construída e demonstrar conhecimento sobre o assunto, é preciso que suas palavras tenham respaldo nas suas atitudes.
Por Antônio Júnior, Especialista em Gestão de Negócios e Master Trainer.